Cajuru / SP - quinta-feira, 28 de março de 2024

Login para pacientes

Clique no botão "Acessar" para visualizar seus documentos médicos.

Acessar

Cirurgias

 O JOELHO

 

 

 

 

O joelho é considerado a maior articulação do corpo humano. É formado por três ossos: o fêmur (coxa), a tíbia (perna) e um grande osso acessório, a patela (rótula).

Os Meniscos são estruturas semi-círculares que auxiliam na absorção de carga(amortecedor do joelho). Existem dois meniscos em cada joelho (medial e lateral) e as suas lesões são muito comuns e dolorosas. O seu tratamento é muito indivualizado, e pode necessitar de cirurgia (artroscopia).

Os Ligamentos são responsáveis pela estabilização do joelho. Eles unem o fêmur a tibia, evitando movimentos anormais. Temos dois internos (LCA e o LCP)  e dois externos (LCM e o LCL).

O LCA é o Ligamento Cruzado Anterior, comumente acometido nas lesões esportivas e nas atividades trabalhistas,  evitar que a perna desloque para a frente. Na grande maioria dos casos o seu tratamento necessita de cirurgia (artroscopia).

O LCP é o Ligamento Cruzado Posterior, a sua lesão é mais rara, geralmente associado a atropelamentos e acidentes automobilísticos, e impede que a perna desloque para trás.

O LCM é o Ligamento Colateral Medial, situa-se na borda interna do joelho e é o responsável para evitar que a perna desloque para fora. A sua lesão na maioria das vezes é tratada sem necessidade de cirugia.

O LCL é o Ligamento Colateral Lateral, situa-se na borda externa do joelho. É o responsável para evitar que a perna desloque para dentro. A sua lesões é grave, e na maioria das vezes é associada a outro ligamento.

 

 Duvidas Comuns:

 

1- Menisco: 

 

Como eu machuquei o meu menisco?

Na maioria das vezes a lesão de menisco é associada a um entorse de joelho (atividades esportivas, trabalho, atividades domesticas...), mas em muitos casos nós não identificamos o evento. Muitas lesões ocorrem por traumas banais, que podem passar despercebidas.

 

Será que eu tenho lesão de menisco? O que eu sinto? Como eu confirmo?

Os sintomas mais comuns são dor,  edema no joelho (água no joelho) e bloqueio. O exame realizado pelo seu médico geralmente identifica a lesão, que é confirmada pela ressonância magnética. O raio-x não identifica a lesão.

 

Toda lesão menisco necessita de cirurgia?

Não. Vai depender do tamanho da lesão, se ela esta provocando dor e da qualidade da cartilagem do seu joelho.

 

Como é a cirurgia?

É a artroscopia. Uma cirurgia complexa mas pouco invasiva.  Pode ser realizada através da retirada do menisco doente ou através da sutura na lesão.

 

 


2-Ligamento Cruzado Anterior

 

Tive uma torção no joelho, será que rompeu o Ligamento?

Após a torção se você ouviu em estralo e seu joelho inchou, provavelmente você rompeu o ligamento. Em alguns casos isso não ocorre. Após a lesão o paciente geralmente tem dor e sensação de falseio (sensação que o joelho sai do lugar ou desloca).

 

Tenho uma ressonância que identificou uma lesão do ligamento cruzado anterior. Eu preciso operar?

Esta decisão será tomada por você e seu médico. Na grande maioria das vezes necessita de cirurgia, mas em alguns casos não, principalmente nas pessoas sedentarias e idosas.

 

Como é a cirurgia?

É através da artoscopia. Uma cirurgia complexa, pouco invasiva e de recuperação prolongada. A sua colaboração no pós operatório é imprencindível para um ótimo resultado.

 

 

3-Lesão Cartilagem

 

 

Tenho lesão de cartilagem, preciso operar?

Na maioria dos casos não. É preciso operar as lesões profundas e dolorosas. Lesões multiplas se enquadram como artrose, que apresenta outro tratamento.

 

Como é a cirurgia?

Existem varias técnicas. As mais utilizadas são a microfratura (estimula a formação pseudo-cartilagem) e o transplante cartilagem

 

 

 

4-Artrose de Joelho

 

 

Artrose tem cura? Como eu trato?

Não. Artrose é como Hipertensão e diabetes, não tem cura, mas tem controle na maioria dos casos. Nós dividimos o tratamento por etapas.

 

-primeira etapa: Uso de medicamentos que protegem a cartilagem(condroprotetores) associado a fisioterapia e a atividade física sem impacto (natação-hidroginastica-musculação), com boa melhora dos sintomas nos casos leves e moderados. Lembre que a doença infelizmente não tem cura e a recorrencia pode acontecer.

 

-Segunda etapa: Caso não ocorra melhora com os medicamentos pode ser utilizado infiltração de um lubrificante (viscossuplementação). Possui efeito mais duradouro e mais eficaz que os medicamentos. A sua ação tende a durar de 6 meses a um ano.

 

 

-Terceira etapa: Nos casos graves que não oapresentou beneficio nas duas etapas anteriores, pode necessitar de uma cirurgia (artroplastia total de quadril). Uma cirurgia de grande porte, com alguns riscos mas que apresenta o grande beneficio do alivio importante da dor nos casos graves e limitantes